RSS Feed

Simbologia por trás de Ganesha

Posted on

Ganesh é o deus destruidor dos obstáculos, de ordem material e espiritual, é o deus mais reverenciado na Índia, é o filho mais velho de Shiva e Parvati, é considerado o mestre do intelecto e da sabedoria. Ele é representado como uma divindade com uma enorme barriga, com quatro braços (as figuras de Ganesh com dois braços são um Tabu) e a cabeça de elefante. Ele é o símbolo das soluções lógicas e daqueles que descobriram a divindade dentro de si.

Ganesh é o som primordial ‘OM’ e sua forma o representa.
Ele é o deus da boa fortuna e por isso é invocado antes do início de cada empreitada, é o primeiro ídolo a ser invocado em qualquer casa nova ou templo. Cada elemento do corpo de Ganesh tem seu significado, sendo eles:
* Cabeça de Elefante – indica fidelidade, inteligência e poder; * Uma única presa – indica o rompimento de todas as formas de dualismo;
* Orelhas grandes – Demonstra grande habilidade de escutar as pessoas que procuram ajuda e para refletir verdades espirituais; * Tromba curvada – Demonstra a facilidade de discernir entre o divino e o físico; * Marca do Tríshula na testa – representa o passado, presente e o futuro e a capacidade de Ganesh se sobrepor a eles; * Barriga grande – Capacidade de Ganesh de sugar os sofrimentos do universo e os digerir, protegendo o mundo; * Machadinha – É o símbolo da restrição de todos os desejos que trazem dor e sofrimento, com ele Ganesh destrói os obstáculos; * Flor de Lótus – Simboliza a sua beatitude e a realização do seu verdadeiro eu; * Mushika (Rato) – Simboliza o ego, o desejo e o orgulho e é o veículo de Ganesh, conta a lenda que Gajamuka era um Assura Yogi muito poderoso e se tornou quase invencível a ponto de expulsar os deuses do céu. Para o deter chamaram Ganesh, que no início do embate, não pôde fazer muita coisa, pois nenhuma arma conseguia lhe atingir, a luta durou milênios, sem que nenhum sobrepujasse o outro, foi quando Ganesh fez um sacrifício e arrancou sua presa direita, arremessando-a contra Gajamukha, com tanta força, que este ficou gravemente ferido. E ao mesmo tempo, Ganesh, lançou-lhe uma maldição para que ele se transformasse num rato, e foi o que aconteceu. Então Ganesh montou no rato e o domou, obrigando-o a ser seu vahana (Veículo).Um dos mitos de Ganesh nos conta que ele nasceu de Parvati, enquanto Shiva saíra para meditar. Parvati pedira a Ganesh que impedisse que qualquer um entrasse em seu quarto, enquanto ela se banhava. Estando Ganesh, um menino, na porta do quarto, Shiva chegou e foi impedido de entrar nos aposentos. Furioso, Shiva avança sobre o menino e os dois travaram uma grande luta, até que Shiva lhe arranca a cabeça e a queima. Ao ver Ganesh morto, Parvati reclama com Shiva e lhe diz que ele matara o próprio filho. Então Shiva pede ao seu exército para trazer a cabeça do primeiro animal que passasse diante do templo, e assim foi feito. Com a cabeça de um elefante, Ganesh, foi assim ressuscitado.
Fonte:alexhuche.blogspot.com.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: