RSS Feed

Comunicação pelo toque

Posted on

O tato é o único sentido que envolve o corpo inteiro; os outros sentidos,olfato,audição,visão e paladar, estão localizados na cabeça. A capacidade de sentir o toque humano é o primeiro sentido a se desenvolver no embrião humano, formando-se já na sexta semana de gestação no útero, e satisfaz a uma necessidade instintiva e primária.Para os humanos, assim como os animais, o toque é vital para saúde  física e mental.Expêriencias realizadas com primatas comprovam que animais privados de contato físico sentem-se sozinhos e isolados.

Isso leva a depressão,ansiedade,desenvolvimento insuficiente e redução do senso de realidade.

A linguagem do toque é a que usamos instintivamente para expressar sentimentos.É a primeira forma de expressão ao nosso alcance.Os bebês a usam para explorar o mundo,receber alimento e criar vínculos com os pais.O toque,nessa fase inicial da vida ,provê o necessário para que mais tarde a pessoa construa uma imagem saudável de si mesma, quando a quantidade de carinho que ela receber de outras pessoas estará diretamente relacionado sua autoestima.

 A pele, apesar de em outros aspectos ser um obstáculo para o mundo exterior,também exerce a função no sistema nervoso supercial. A ponta de um dedo possui aproximadamente setecentos receptores táteis,possibilitando reunir uma grande quantidade de informação atráves do toque. O tato nos permite distinguir entre pressão leve e profunda, entre temperatura alta ou baixa, entre diferentes materiais.Um exemplo dessa linguagem é o fato de deficientes visuais serem capazes de visualizar uma pessoa ou objeto por meio do toque. O  toque é também uma reação natural á dor e a cicatrização- a criança põe a mão em seus machucados ; o adulto apoia a cabeça nas mãos quando ela dói.

Texto retirado do livro Guia Completo de Massagem Autora: Wendy Kavanagh  

Comentem este post!!E de sua opinião sua opinião é importante aqui!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: