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Meditação e alguns minutos diários!!

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Agora permita-se descobrir a sensação prazerosa que a meditação produz e perceba a importância de dedicar alguns minutos diários. Tenha a certeza de que isso tornará os dias mais produtivos e a mente muito mais tranquila!!Se você nunca fez relaxamento siga as instruções:

Primeiro, aprenda a respirar:

  1. Fique em pé ou sentado, como desejar, e olhe fixamente para algum ponto do horizonte, um quadro, uma planta,qualquer objeto imóvel.Escolhida a posição e o ponto de visão, inspire profundamente e lentamente pelo nariz e, durante a inspiração, sinta a região torácica e abdominal se expandindo, como uma bexiga se enchendo de ar.
  2. Ainda com os olhos abertos e fixados no objeto escolhido, expire pela boca no mesmo ritmo que inspirou e, durante a expiração, esvazie o máximo que puder o pulmão e contraia suavemente a região abdominal, como uma bexiga se esvaziando, até retirar o máximo de ar que puder.

Segundo, aprenda a relaxar:

  1. Continuando o ritmo da técnica anterior, no momento que soltar o ar, descontraia os músculos do corpo, relaxe e libere as tensões, principalmente, as faces, depois dos ombros, dos braços, do abdome e das pernas.
  2. Agora feche os olhos.Respire lenta e suavemente-inspire e expire-com total atenção ao corpo.Repita a operação da descontração muscular verificando onde se localizam os pontos de tensão, e relaxe-os um a um.
  3. Ainda com os olhos fechados e depois de relaxar todos os músculos, execute uma série de 10 respirações suaves, lentas e profundas.Para facilitar, enumere mentalmente a sequência respiratória dfe 1 a 10 para relaxar cada vez mais, e, logo em seguida, para voltar ao estado normal, conte de 3 a 1,Abra os olhos e pronto.Você pode usar este procedimento para antes de  dormir, por exemplo. Com o uso frequente da prática de relaxamento , pode ocorrer de só algumas respirações serem o suficiente para recarregar a energia e disposição.Saiba que a utilização da meditação reduz a ansiedade, torna a respiração mais tranquila, melhorando a oxigenação do sangue e,consequentemente,a atividade cerebral; equilibra também, a frequência cardíaca e a presão sanguínea que,por sua vez , melhora as condições metabólicas de todos os orgãos. Além disso, ela melhora o sono e auxilia digestão alimentar entre outros benefícios.
  4. Leia o seguinte post com a técnica básica para meditação!! 

    Texto retirado do livro Curso Completo de Terapia Holística E Complementar Autor:Nei Naiff Editora:Nova Era.  

 

2 responses »

  1. Ahh obrigada pelas dicas! É uma boa pra quem não sabe como fazer ou como começar. Vou tentar fazer essa antes de dormir, porque ultimamente o sono ta demorando pra chegar rs

    Beijos!

    Responder
  2. Ah que bomm tomara que de certoo se não der recomendoo vc pode fazer uso caseiro do oleo essencial de lavanda!!!!Ou pode utilizar ambos o oleo essencial de lavanda e a meditação como auxilio contra a insonia!!
    e bons sonhos rss….
    namaste!!

    Responder

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