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A meditação está virando recomendação médica!

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Só porque o texto é grande não fique com preguiça de ler, pra quem gosta desde assunto, vale a pena, ler está matéria.

Boa Leitura!  

A tranquila vila que corta uma rua comercial do Itaim, bairro movimentado de São Paulo, enfileira  casinhas germinadas coloridas e bem conservadas. Quem atende a campainha do número 10 é Juliana Brescovicci, que coordena o Instituto Nacional de Meditação. O visitante é orientado a tirar os sapatos, acomodar-se em uma das almofadas colocadas no chão, servir-se de chá e ouvir a previsível trilha sonora transcendental.

Começa a palestra, ministrada pela própria Juliana, coordenadora do espaço, e o que se vê projetado na televisão são imagens de cérebros, estatísticas sobre o combate de determinados sintomas, dados sobre estudos médicos. Nada de religião, regras sobre alimentação ou repetição de mantas. As imagens na tela mostram a abordagem que a meditação passou a receber nos últimos anos. A prova  de que meditar faz bem para a saúde é a isca para atrair adeptos.

Além de transtornos de ansiedade e depressão, a meditação é hoje reconhecidamente eficaz na ajuda do controle de males como insônia, fibromialgia, doenças cardiovasculares, depressão, diabetes tipo 2, artrite e, principalmente, pressão arterial. Dos Estados Unidos, surgem os principais estudos. Nos últimos 20 anos, o National Institute of Health(NIH), orgão de pesquisa do governo. Os resultados são positivos para todas as vertentes da meditação, mas a transcendental é a base das principais conclusões. As pesquisas estão sendo feitas com monges budistas, cujo estilo de vida poderia influenciar nos resultados. Mas com pessoas pessoas com ritmo de vida atribulado nas grandes cidades. Os  cientistas e médicos partem do princípio de que meditar acarreta mudanças anatômicas no cérebro. Aquietar a mente faz com que a massa cinzenta fique mas espessa.

Com as modificações na estrutura cerebral, a capacidade de atenção aumenta, da mesma forma que a memória. Em suma, quem medita equilibra o organismo e, mais facilmente, consegue deixar as doenças afastadas.”Com essas comprovações fisiológicas, tirou-se o verniz religioso do tema. Mas estudos feitos com monges budistas, na década de 70, já sinalizavam as vantagens. A frase mais dita por especialistas internacionais hoje é: Mude a mente, para mudar o cérebro”, afirma Mário Sérgio Vieira Rossi, fisiatra e acupunturista do Hospital Albert Einstein.

Aliado a essas comprovações fisiológicas,  veio a aceitação, por parte da neurociência, de que a meditação é um novo estado da mente.”É o quarto estado depois da vigília, do sono e do REM”. Defendo que o ser humano necessita do estado meditativo, da mesma forma que precisa do sono”, afirma o geriatra e homeopata Fernando Bignardi, coordenador do Centro de Estudos do Envelhecimento da Unifesp. No Brasil, médicos começam a se acostumar com a ideia de prescrever a meditação como alternativa complementar ao tratamento alopático. O Hospital  Albert Einstein também encampou a modalidade. A instituição indica a meditação para pacientes da oncologia.”A meditação teve efeito contundente á resposta de relaxamento, o que é extremamente benéfico para pacientes com câncer. O sistema imunológico funciona melhor não estressado”, afirma Mário Sergio Rossi, do Hospital Albert Einstein.

Texto Retirado da Revista Lola magazine Edição 10 julho 2011 por Juliana Mariz.

O Instituto Nacional de Meditação fica localizado na Altura da Rua Iguatemi, 284 Travessa Roberto Douglas Machado casa 10. Itaim Bibi – São-Paulo-SP, visite e experimente a meditação transcedental. Eu vou dar uma passadinha por lá depois conto pra vocês minha experiência…para mais informações sobre  Instituto este é o site.. http://www.institutodemeditacao.com.br

Mas enquanto isto você também, pode meditar em casa, sentado em uma cadeira, com uma almofada nos pés ou deitado se preferir, da maneira que ficar mais confórtavel. A melhor hora para  meditar é de manhã, por volta do amanhecer lá pelas 5, 6 horas da manhã  e à tarde quando já estiver quase anoitecendo 6 horas da tarde. Nestes horários, as energias são mais favoráveis, para se conectar com você mesmo, e, usufluir de um momento de tranquilidade em sua vida. O ato meditar ajuda em todas as áreas da vida, tanto mental, quanto físicamente. Experimente a longo prazo, e, veja tais benefícios em sua vida. Pode-se utilizar o óleo essencial de olíbano, que ótimo para meditação, e, para trabalhar a espiritualidade. Aromatize o ambiente. A indicação do óleo essencial de olíbano, foi retirado do livro Aromaterapia Sâmia Maluf. E para meditar recomendo os cds, O poder do agora Eckart Tolle, A visualização Criativa Shakti Gawain.

Boa Meditação pra você!

Namastê!

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