RSS Feed

História da massagem!

A origem termo “massagem” é incerta. Alguns dizem que vem do grego masso ou massein, “amassar”, descritivo de uma técnica que é parte da massagem que se pratica hoje. O termo “terapêutico” tem origem no grego therapeutikos, referindo-se ao efeito de um tratamento médico. Como se originou entre gregos, árabes,romanos,indianos,chineses e japoneses, os registros mais antigos sobre massagem datam 2500 a.C. A cronologia da massagem pode ser dividida em cinco períodos: Antiguidade, Idade Média até o renascimento, século XXI, era moderna e o futuro.

Antiguidade

Um texto médico de 2500 a.C, conhecido como Nei Ching, é o registro mais antigo do conhecimento da massagem na China, um estilo chamado amma ou amna.Registros da massagem em forma de fricção e apalpação aparecem nos textos indianos do Ayurveda, ou “Código da Vida”, de 1900 a.C, sugerindo -a como um meio de ajudar o corpo a se curar. Entre séculos V e I a.C, a massagem entrou em sua época de ouro, verdadeira revolução nas terapias medicinais corporais na Grécia e em Roma. A filosofia e os preceitos de Hipócrates foram vastamente documentados.

Idade Média ao Renascimento

Com a queda do Império Romano e início da era cristã, a massagem como tratamento entrou em declínio. Perdeu o reconhecimento da Igreja.O Cânone, médico, persa contém escritos sobre as propriedades benéficas da massagem para a saúde. 

O século XIX

Per Henrik Ling, um ginasta  sueco, associou seus conhecimentos em filosofia e ginastica com tecnicas de terapia corporal adquiridas em suas viagens para China. A combinação de cinco movimentos básicos ficou conhecida como massagem sueca e é praticada até hoje. Esses cinco movimentos tornaram-se os movimentos fundamentais da massagem e a base da maioria das técnicas ocidentais.

A era moderna

A massagem aplicada intuitivamente era considerada uma maneira eficaz de promover o crescimento pessoal.

O futuro

A massoterapia hoje está entre os tratamentos complementares em yoga e na medicina integrada.

Texto retirado do livro Guia Completo de Massagem  Autora: Wendy Kavanagh Editora: Pensamento

Esta história retirada deste livro está bem reduzida, por causa da dimensão do texto, um post só não daria…

Mas dá pra ter uma noção pequena, sobre está história!

Namastê!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: