RSS Feed

Acupuntura só para médicos!

Agora depois de tanta insistência por parte dos médicos de algo que eles não acreditam e utilizam de forma alopática, eles conseguiram após perceber sua eficácia uma forma até então fácil  (no julgamento deles) de ganhar dinheiro tratando a dor e não a causa…Nós terapeutas só lamentamos por que sinceramente desculpa de anatomia é patético, pois tb estudamos anatomia, não tanto quanto eles, pórem eles tb não estudam medicina chinesa igual a gente e ai se acham no direito de se acharem verdadeiros reis da anatomia poupe-me não é assim que funciona não é só a anatomia que é levada em conta mais é muito mais considerado como chave do entendimento da acupuntura a medicina chinesa, do que nossa pobre medicina ocidental, mesmo por que a medicina chinesa trata da prevenção e a ocidental do alívio de uma dor específica que tratasse o local da dor e jamais a causa daquela dor…só lamentamos porque os terapeutas podem não ser deuses da anatomia mais trataram sempre da causa e o que o médico jamais fará, logo de que adianta  o conhecimento da anatomia sem o conhecimento causal daquele sintoma de nada vale…..

Acupuntura somente poderá ser exercida por médicos, de acordo com julgamento do Tribunal Regional Federal da 1ª Região. A decisão, tomada terça-feira (27) durante a análise de recurso interposto pelo Conselho Federal de Medicina, passa a valer a partir da publicação. O Conselho Regional de Farmácia já avisou que vai interpor recurso. Até o julgamento final, no entanto, a proibição irá valer.

“Vamos agora conversar para ver como será a aplicação desta decisão. Não queremos fazer caça às bruxas ou que consultórios de outras especialidades sejam da noite para o dia fechados”, afirmou o ex-presidente do Colégio Brasileiro de Acupuntura, o médico Dirceu Sales.

A polêmica se arrasta desde 2001, quando o CFM ingressou com ações contra conselhos de outras categorias profissionais, como psicologia e terapia ocupacional, que permitiam que seus integrantes fizessem acupuntura nos pacientes. Todas as decisões garantiam o direito da prática da atividade as outras profissões. “Foi um ganho para a saúde, para a segurança do paciente”, afirmou o vice-presidente do Conselho Federal de Medicina, Carlos Vital Tavares Correa Lima.

Sales tem avaliação semelhante. “São usadas agulhas de vários tamanhos, em áreas nobres do corpo. O profissional precisa saber o que está fazendo”. Varanda, no entanto, avalia que a decisão é um grande retrocesso. “Em outros países, várias categorias profissionais podem exercer a atividade. O que médicos querem é que nós paguemos pedágio. Eles querem controlar a atividade, dirigir clínica. É puramente comercial”.

São vários meridianos que os médicos não acreditam mais que segundo a medicina chinesa estão ai e da mesma forma a pessoa precisa saber o que está fazendo pois um afeta o outro, mas a diferença é que se quer algo que não se crê, os médicos querem trabalhar com algo que não acreditam e não compreendem irônico….

O tema também é discutido no projeto de lei que define o que é ato médico, que tramita no Congresso. A proposta que está em análise não faz referência explícita à acupuntura. “A proibição é indireta, porque fala do uso de técnicas invasivas. Do jeito que está, dentro de algum tempo nem manicure vai poder atuar”, disse Varanda.

Bom  a reportagem da proibição da acupuntura para terapeutas é da gazeta online este é o site: http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2012/03/vida_saudavel/noticias/1170550-acupuntura-somente-podera-ser-exercida-por-medicos.html

e os comentários e o inconformismo são meus….

Namastê!

One response »

  1. esclarecendo o que acabei de postar tive a sorte de um amigo me mandar o esclarecimento da notícia então ai vai: Se nos reportarmos aos anos de 2001 e 2002, veremos que o Conselho Federal de Medicina – CFM, ajuizou ações contra os Conselhos Federais de: Biomedicina, Fisioterapia, Enfermagem, Odontologia, Educação Física e Psicologia, com a finalidade de declarar ilegal as resoluções desses conselhos, tornando a acupuntura uma especialidade desses profissionais.

    Em primeira instancia todos os processos tiveram decisão contraria ao Conselho Federal de Medicina, mediante isso o CFM apresentou recursos.

    Segundo o CFM, em 27 de março de 2012, a 7ª Turma Suplementar do TRF da 1ª Região (Brasília), deu provimento aos recursos de apelação contra o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional – COFFITO, Conselho Federal de Farmácia – CFF e Conselho Federal de Psicologia – CFP.

    Portanto só os profissionais ligados a esses conselhos é que estarão impedidos de aplicar acupuntura, após o transito em julgado, alem de que ainda não houve a publicação do acórdão, e, ainda cabem recursos junto aos Tribunais Superiores (STJ e STF).

    Assim por ora continuamos a nos beneficiar do que diz a Constituição Federal, quanto a profissão não ser regulamentada, fato que dá o direito de qualquer cidadão exercer a profissão livremente. (artigo 5º, inciso XII).

    O SATOSP esta fazendo a sua parte, lutando pela regulamentação da profissão, faça também a sua parte sindicalizando-se ao SATOSP!

    Responder

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: